Associação das Empresas Cerealistas do Estado de Mato Grosso - ACEMAT
Contato com a Associação das Empresas Cerealistas do Estado de Mato Grosso  Facebook da Associação das Empresas Cerealistas do Estado de Mato Grosso  Canal Youtube da Associação das Empresas Cerealistas do Estado de Mato Grosso 

A importância do Arco Norte no escoamento da Safra


Publicada em: 21/02/2019 17:20:39

A cada ano, o escoamento de grãos através da região Norte vem crescendo de maneira substancial. Os portos situados acima do Paralelo 16° S compõem o chamado Arco Norte, abrangendo os terminais das regiões Norte e Nordeste do Pará.

O acréscimo de novos terminais de transbordo e portos na região é fundamental para atenuar os gargalos logísticos, que acabam atrapalhando o crescimento do país.

As regiões que mais se beneficiam dessas novas estruturas estão localizadas no estado do Mato Grosso (principal produtor de grãos do país), Rondônia e a região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
Em matéria veiculada pelo site da revista Globo Rural, em Abril de 2018, a previsão do IMEA (Instituto Mato-Grossense de Economia Aplicada) é de que o Arco Norte exporte até 50% da soja do estado em cinco anos. Com todo esse volume, alguns desafios ainda precisam ser vencidos. O principal deles é a finalização do trecho da BR-163 no Pará, que ainda possui 51 km sem pavimentação. Outros desafios seguem sendo discutidos, como a recuperação de outras rodovias, a dragagem e a sinalização do Rio Madeira, a implantação da Ferrogrão, dentre outros, que são de curto e longo prazo.

Apesar destes obstáculos, fica evidente que a saída de grãos através do Arco Norte é um caminho sem volta e que o incremento do volume nos próximos anos é um fato. Com isto, os produtores agradecem, pois a redução dos custos de frete resulta numa melhor remuneração e também numa maior competitividade.

No final de 2018, um novo porto entrou em operação no município de Humaitá - AM, mais uma alternativa para as empresas escoarem grãos através do Rio Madeira. Com isso, reduzem-se as distâncias para os nossos principais mercados consumidores, o que beneficia, principalmente, os produtores de Rondônia e Mato Grosso.

Na figura abaixo, podemos ver o impacto do Arco Norte no volume de exportações:

João Ferreira é sócio-diretor na SIACON. Sua missão como Gestor da área de Vendas é contribuir com empresas de diferentes portes, possibilitando, através dos Softwares de Gestão, Logística e Automação para o Agronegócio, a redução de custos, a mitigação de fraudes e o ampliamento da produtividade de cada cliente.


Fonte:
Outras Notícias no Site



Cep: 78.455-000
© 2015 - 2016 ACEMAT - Todos os direitos reservados
Associação das Empresas Cerealistas do Estado do Mato Grosso
Avenida Amazonas, 512 E – Centro.
Cep. 78.455-000 - Lucas do Rio Verde - MT
(65) 9 9995-8787

Design e Desenvolvimento: George Cavalcante