Associação das Empresas Cerealistas do Estado de Mato Grosso - ACEMAT
Contato com a Associação das Empresas Cerealistas do Estado de Mato Grosso  Facebook da Associação das Empresas Cerealistas do Estado de Mato Grosso  Canal Youtube da Associação das Empresas Cerealistas do Estado de Mato Grosso 

ACEBRA REALIZA A 23ª ASSEMBLEIA GERAL ORDINARIA EM BRASÍLIA


Publicada em: 15/05/2017 14:46:28

Nesta terça-feira, dia 9, foi realizada em Brasília a 3ª Assembleia Geral Ordinária da ACEBRA - Associação das Empresas Cerealistas do Brasil com a participação da diretoria e associados.

Estiveram reunidos os representantes das associações da ACEPAR, ACERGS, ACEMAT, CEREAGRO e ACESC, que debateram sobre os temas de interesse das cerealistas como o Plano Agrícola e Pecuário 2017/18, Programa de Armazém, Crédito Rural, e atuação legislativa da ACEBRA no Congresso Nacional.

Em relação do Plano Agrícola e Pecuário 2017/18, o diretor de Relações Institucionais Roberto Queiroga explicou aos presentes a proposta de inclusão dos cerealistas como beneficiários de crédito rural de investimento em estruturas de armazenagem. O objetivo é alocação de mais recursos destinados em aumento da capacidade de armazenamento. Estamos constantemente tendo reuniões no Ministério da Agricultura, Banco Central e Banco do Brasil e Câmara dos Deputados. Também participamos do Grupo de Trabalho da Câmara de Crédito para reformulação do Crédito Rural. O objetivo dessas ações é sensibilizar o Ministério da Fazenda para uma criação de um programa próprio ou a inclusão no PCA Armazenagem - Programa para Construção e Ampliação de Armazéns", declarou. De acordo com o presidente da ACEBRA, Arney Frasson essa é principal pauta da Associação. "Não é fácil mudar a lei, entretanto a atuação com parlamentares está sendo realizada, quase que diariamente", informou. As mudanças na Lei nº 8.171/1991, Lei da Política Agrícola, são referentes ao Art. 49 2º Parágrafo onde podem ser beneficiários de crédito rural de investimento em estruturas de armazenagem, inclusive do Programa de Construção e Ampliação de Armazéns, os cerealistas que exerçam, cumulativamente, as atividades de limpeza, padronização, armazenamento. Outras propostas dos Cerealistas é a utilização do profissional agrônomo para a elaboração de projetos de crédito rural e o financiamento para Garantia de Preços ao Produtor (FGPP). Em Câmaras Setoriais e Temáticas do Ministério da Agricultura, Queiroga destacou que a ACEBRA foi designada pelo presidente da CTLOG para coordenar um GT destinado a levantar as opções de escoamento de milho do Centro-Oeste para Santa Catarina, em relação a custos, gargalos logísticos e o uso de cabotagem.

Roberto destacou o trabalho realizado no Congresso Nacional com interesse maior no Projeto de Lei nº 27, de 2015, que institui a Lei de Proteção de Cultivares.


Fonte: ACEBRA (NewsLetter)
Outras Notícias no Site



Cep: 78.455-000
© 2015 - 2016 ACEMAT - Todos os direitos reservados
Associação das Empresas Cerealistas do Estado do Mato Grosso
Avenida Amazonas, 512 E – Centro.
Cep. 78.455-000 - Lucas do Rio Verde - MT
(65) 9 9995-8787

Design e Desenvolvimento: George Cavalcante