Associação das Empresas Cerealistas do Estado de Mato Grosso - ACEMAT
Contato com a Associação das Empresas Cerealistas do Estado de Mato Grosso  Facebook da Associação das Empresas Cerealistas do Estado de Mato Grosso  Canal Youtube da Associação das Empresas Cerealistas do Estado de Mato Grosso 

DIRETORIA DA ACEBRA SE REÚNE COM NERI GELLER PARA TRATAR DE ARMAZENAGEM, LINHA DE CRÉDITO, TAXAS DE JUROS E PLANO AGRÍCOLA


Publicada em: 15/05/2017 14:54:22

Em cumprimento à agenda em Brasília, a diretoria e associados da ACEBRA se reuniram com o Secretário de Política Agrícola (SPA), Neri Geller e com o Diretor do Departamento de Crédito do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Wilson Vaz de Araújo, na última terça-feira (dia 09), para traçar um plano agrícola mais eficiente capaz de promover melhores condições de produção para os cerealistas.

O presidente da ACEBRA, Arney Frasson, iniciou o encontro sendo enfático ao comentar sobre a importância de investimentos em armazenagem, pois, esta é a maior preocupação dos cerealistas. "Essa questão de armazenagem é de fato um grande problema, é a nossa sobrevivência, por que os armazéns dos nossos produtores estão todos lotados. Este é um tema muito importante não apenas para nós, mas para o Brasil, o produtor acaba perdendo o estimulo", declarou.

O secretário informou que o Plano Safra de 2017/2018, que defende a redução das taxas de juros e o apoio a programas de construção de armazéns, inovações tecnológicas e de incentivo a irrigação, serão concluídos em breve. "Houve avanço em muitos seguimentos. Muitas vezes o produtor não tem condições de se manter no setor, e é com a associação que o produtor consegue o apoio necessário para continuar o cultivo e armazenagem. Estamos concluindo o plano, tivemos uma reunião como a Fazenda para propor a redução das taxas de juros e apoiar alguns programas prioritários como Inovagro e o Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA)", informou Neri.

O diretor de Relações Institucionais da ACEBRA, Roberto Queiroga, afirmou que a dificuldade das cerealistas está na ausência de programas de investimentos de armazenagem para as empresas cerealistas, enfatizou. Neri concordou e acrescentou que assuntos como esse devem ser detalhadamente discutidos e com mais calma. "Sugiro reunir com alguns parlamentares para debatermos mais profundamente sobre essa questão de taxas de juros". O secretário disse também que fez questão de participar do encontro com a ACEBRA, pois, o objetivo é auxiliar o cerealista no fortalecimento da associação. "O cerealista tem um papel importante na economia do país, e por esse motivo proporcionamos um diálogo transparente e aberto em todas as questões que vocês nos oferecem. Podem contar com o meu apoio, pois, o objetivo é auxiliar o cerealista no fortalecimento do Agronegócio e proporcionar melhor condições de cultivo ao produtor", declarou Neri. Sobre as cobranças das taxas de juros, afirmou que a minuta da medida provisória está pronta e deve ser discutida em breve. "Nossa proposta é firme, caso ela não avance, com certeza teremos que mobilizar os parlamentares; eu não vou abrir mão em defender essa medida", disse.

Arney agradeceu a presença do secretário e por dar importância ao encontro. "O secretário Neri é uma pessoa que podemos conversar, que compreende e atende as necessidades do nosso setor. Precisamos viabilizar a política agrícola se preciso utilizar a força política," finalizou. O presidente da ACEBRA sugeriu ainda maior pressão política, uma frente de trabalho e busca por apoio em outros estados.


Fonte: ACEBRA (NewsLetter)
Outras Notícias no Site



Cep: 78.455-000
© 2015 - 2016 ACEMAT - Todos os direitos reservados
Associação das Empresas Cerealistas do Estado do Mato Grosso
Avenida Amazonas, 512 E – Centro.
Cep. 78.455-000 - Lucas do Rio Verde - MT
(65) 9 9995-8787

Design e Desenvolvimento: George Cavalcante