Associação das Empresas Cerealistas do Estado de Mato Grosso - ACEMAT
Contato com a Associação das Empresas Cerealistas do Estado de Mato Grosso  Facebook da Associação das Empresas Cerealistas do Estado de Mato Grosso  Canal Youtube da Associação das Empresas Cerealistas do Estado de Mato Grosso 

ACEBRA PARTICIPA DE AUDIÊNCIA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS COM MINISTRO DA AGRICULTURA


Publicada em: 15/05/2017 16:28:18

Na manhã da última quarta-feira (10), a diretoria e associados da ACEBRA, representado por seu presidente Arney Frasson, estiveram presentes na reunião de audiência pública realizada pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados com o Ministro da Agricultura, Pecuária, Abastecimento, Blairo Maggi, para dentre outros assuntos, debater a Apresentação dos Programas e Projetos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para o ano de 2017.

Na oportunidade o deputado Luis Carlos Heinze debateu sobre o requerimento de nº 402/17, que propõe a realização de Fórum de Debates para discutir o retorno da cobrança do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural) sobre a receita bruta da agropecuária e seus desdobramentos na cadeia produtiva do agronegócio.

Heinze propôs uma reunião com o Ministério da Agricultura e com a Secretaria Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário para tratar com mais diligência a questão da cobrança ao produtor rural. "O assunto é importante e de interesse de todos. Tenho como proposta envolver o Ministério e a Secretaria juntamente com as demais entidades para discutir um novo modelo de Funrural", assegurou.

O deputado afirmou ainda que também há projeto em tramitação no senado de autoria do Senador Álvaro Dias e tem como relatora a Senadora Ana Amélia Lemos que, igualmente a sua proposta, objetiva a contribuição do trabalhador rural.

Em declaração o Deputado Dilceu Sperafico sugeriu ao Ministro a análise dos juros de financiamento em longo prazo e o enquadramento dos cerealistas no setor especificamente do armazenamento. "Sobre o Plano Safra no tocante a investimentos de longo prazo não é possível, por exemplo, a construção de um armazém ou de uma propriedade, já ser contratado com juros fixos e altos sendo que a inflação está caindo, isso muitas vezes, inviabiliza o setor do agronegócio. Estamos também na iminência de que uma medida provisória possa beneficiar o setor dos cerealistas que precisa dessa medida para ser enquadrada na possibilidade de fazer financiamento, principalmente na área de armazenamento, pois, temos regiões do Brasil onde as associações que são o grande suporte não estão chegando, os produtores estão precisando desse apoio" comentou.

(Tempo 11:36:52)
Em continuidade sobre o assunto de armazenagem, o deputado Jerônimo Goergen disse que este é um tema que tem preocupado bastante os representantes do setor. "Nós precisamos expandir as mesmas linhas que temos hoje ao agricultor e às associações, este seguimento dos cerealistas que por algum impedimento legal, caba ficando de fora e deixamos de resolver um problema de infraestrutura que é fundamental para o agronegócio. Queremos fazer um apelo que, se possível, junto ao Plano Safra os cerealistas sejam contemplados. Sei que podemos contar como o Ministro, mas para que tenhamos juntos o anúncio desses", pontuou.

(Tempo 11:51:48)
O Deputado Alfredo Kaefer, relator do projeto de autoria de Heinze na Comissão de Finanças, mencionou que os cerealistas devem ser comtemplados com o crédito rural. "Vamos dar andamento para que os cerealistas possam se integrar no modelo de crédito rural principalmente no quesito de armazenagem que ainda é um dos grandes gargalos do agronegócio brasileiro", declarou.

(Tempo 12:14:38)
Em resposta, o Ministro Blairo comentou sobre o Plano Safra e informou que ainda está sendo discutido. "Juntamente ao Secretário de Política Agrícola, Neri Geller, que também tem trabalhado diuturnamente com o Ministério da Fazenda e do Planejamento e Banco Central, defendemos a redução das taxas de juros, que este ano devemos ter juros positivo de mais de 5%, pois, não podemos aceitar que se complique a vida daquele seguimento que mias tem contribuído para o país sair da crise, todos sabemos da importância da agricultura e pecuária".

(Tempo 11:59:39)
Sobre o Plano Safra para cerealistas, Neri Geller informou que está sendo incorporado por meio da política agrícola. "Para que seja inserido no caso especifico do Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA) para que sejam contemplados, mas isso tem de ser uma mudança na lei e estamos negociando isso com o Ministério da Fazenda para fazer isso por meio de medida provisória dentro do anúncio do plano", declarou.

(Tempo 12:10:32)
Na reunião, presidida pelo Deputado Sergio Souza, o presidente da ACEBRA, Arney Frasson, disse estar satisfeito com a aprovação da proposta do requerimento, e espera que o ajuste do modelo de Funrural seja definido em breve.


Fonte: ACEBRA (NewsLetter)

Leia a notícia na íntegra: http://www2. camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes -permanentes/capadr/videoArquivo?codSessao=65452&- codReuniao=47166#videoTitulo
Outras Notícias no Site



Cep: 78.455-000
© 2015 - 2016 ACEMAT - Todos os direitos reservados
Associação das Empresas Cerealistas do Estado do Mato Grosso
Avenida Amazonas, 512 E – Centro.
Cep. 78.455-000 - Lucas do Rio Verde - MT
(65) 9 9995-8787

Design e Desenvolvimento: George Cavalcante